domingo, 27 de dezembro de 2009

Natal é ...

Cenas de Natal - Uma tarde chuvosa do dia 25

Tava eu no dia 25, duas e meia da tarde, numa puta chuva em Maringá tudo fechado e tava loco pra toma um cerveja como de costume.Enrrolei um peguei meu guarda chuva e desci a ladeira ai sede sempre bate!Tinha um buteco um único buteco aberto eu pensei é lá!Até que fim alguem com espirito natalino.Cheguei no buteco com toda aquela alegria condicionada e falei - Feliz Natal. O senhor me respondeu -Feliz Natal nada vc acha que eu queria estar aqui? E já emendou a seguinte frase hoje eu tava com preguiça de ir em casa cozinhei dois ovos e comi aqui mesmo e deu uma risada de canto de boca. Pensei, tentei pensar "Poxa então porque tá aberto ai vc pensa que é por causa de grana tal..familia alguem doente tem q ajuda e tal...Mas começei a conversar com o Sr.Lourenço o dono do bar e tambem o nome do bar, percebi que na hora que entrei tem uma TV (preto e branco só escutava o sutaque o seblante já era) Tava em um canal evangelico daqueles fodastico que desce fogo no chão.Ai perguntei a Sr. mas porque ele tava lá aberto sem ninguem um chuvona e ele lá só!. Ele me respondeu faz 13 anos que sou dono desse Bar e nunca, nunca mesmo nessas datas eu fechei eu não deixo ninguem a pé! Precisou sempre tem uma coisinha aqui otra lá.Pedi uma Brahma dei uma olhada rapida e percebi que só tinha pinga e aquela pipocas de saquinhos rosas...Beleza até ai tudo bem!.Ele deu a volta no balcão se sentou ao meu lado e começamos a papear ele me disse que foi criado em berço cristão, evangelico, fiel, conheçedor da palavra e o natal é só comercio e putaria pra bebado viveu a vida toda dentro da igreja falou de varias partes da biblia com grande autoridade e simplicidade e se orgulha de não ter vicios de não beber e não fumar. A conversa foi tranquila ai chega o Sr. Tony deve ser um Sr. conheçido da redondeza conheçedor do preço de todas cervejas e dos concorrentes tambem quem aumento e quem abaixou 10 centavos.Primeira coisa que ele fala ao chegar no bar - O chuva dos Inferno e adentra ao bar pedi uma bramha e continua aquele papo cotidiano.(Sobre a chuva e tal.)Sr Tony fumante como não pode fumar no estabelecimento e nem vende cigarro por ser evangelico ele foi fuma lá fora na chuva e exclamo - O cigarro do capeta e deu uma tucida e guspiu pigarreando ...Beleza, cotidiano mesmo mais alem chega um rapaz de meia idade atordoado instigado no ultimo(cena triste porem cotidiana) e pede uma pinga, Sr. Lourenço muito educado e profissional 13 anos de praia o rapaz saca 1 Real e fala estupidamente me dê 0,70 de pinga e um cigarro solto Sr.Lourenço fala que não vende cigarro o rapaz se irrita e pede para completar então o copo com o 1 real.Sr. Loureço saca uma Jamel completa com gosto o copo como um bom anfitrião o rapaz de meia idade bebe em dois goles e sai em busca de algo mais.Os senhores comenta entre eles, esse vai dá trabalho esse ai tá perdido.E os seus rostos fazem um sinal que estava com pena ou desprezo do rapaz.
Enfim pensei imagina se não fosse o Sr. Lourenço 13 anos aberto pra não dexa ninguem a pé!Observo algo que não me agradou realmente percebo que tem 5 copos americanos apenas no Buteco o cara acabou de beber o Sr. Lourenço foi lá passou uma agua e pos denovo pra servir para o proximo cliente.Beleza, lavo tá novo.
A cerveja travou na guela e até esquentou.Converso algumas coisas vagas e pago a conta dou Feliz Natal ao Sr. Lourenço e ao Sr.Tony e pego meu guarda-chuva abro e vou embora.Pensando aonde foi que deixei aquela ponta.Cena de um cotidiano de Natal.

3 comentários:

  1. o espírito natalino... é coisa de filmes de hollywood. na realidade começo a achar que tem mais a ver com coincidir com as férias...

    ResponderExcluir
  2. Um natal bem exótico, o que é ótimo, sempre!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos textos parabens !

    ResponderExcluir